Os 18 anos dos livros de Todd Parr no Brasil

Tudo bem ser diferente foi o primeiro livro de Todd Parr lançado no Brasil em 2002. O sucesso foi imediato. Aos 56 anos, ele já tem na bagagem mais de 40 livros infantis e milhões de cópias vendidas. Dezenove deles foram publicados no Brasil nos últimos dezoito anos, todos pela editora Panda Books.

O californiano Todd Parr começou a pintar em 1994, aos 32 anos, mas seu talento para as artes já transparecia muito antes disso. Aos 7, venceu um concurso da seção de quadrinhos de um jornal local. Conseguiu seu primeiro emprego aos 11, ganhando 1 dólar por hora como garçom na lanchonete Taco Time. Depois de trabalhar em uma loja de discos, Todd Parr decidiu inovar e se candidatou a uma vaga para comissário de voo na United Airlines. Foi contratado e lá ficou durante 15 anos. Em seu tempo livre, desenhava e pintava. O que era um hobby virou um trabalho paralelo — Todd Parr começou a vender roupas com suas estampas para seus colegas de trabalho. Quando se deu conta, estava criando coleções especiais para lojas como Macy’s e expondo quadros em restaurantes de capitais gastronômicas como São Francisco. Foi depois do lançamento de uma série de produtos para crianças que um editor em Nova York procurou Todd Parr para sugerir aquilo que consagraria a carreira do artista: “Você já pensou em escrever livros para crianças?”.

Todd Parr vive com seus pit bulls adotados.

As obras de Todd Parr são conhecidas pela concisão. Mas a principal marca registrada de Todd Parr são suas ilustrações. Os desenhos, que parecem ser feitos à mão, são criados com o uso de um tablet gráfico conectado a um computador. Influenciado pelo artista Keith Haring, Todd Parr abusa de cores vivas, bom humor e linhas em preto para compor suas ilustrações. A constante presença da figura de uma criança com uma cueca na cabeça é um recurso que contribui para deixar as complexas tramas mais leves.

Em todos os livros, o autor trata de temas universais do cotidiano das crianças, com o diferencial de conseguir quebrar tabus, ao abordá-los de forma simples, divertida e colorida. Em O Livro da Família, promove a inclusão de casais homossexuais (“Algumas famílias têm duas mães ou dois pais”) ao elencar uma série de características próprias das famílias. Nas obras mais recentes, Todd Parr trata de gratidão, medo, adoção, e ajuda crianças a lidar com a morte e a perda de pessoas próximas. O segredo para tocar em assuntos tão delicados está implícito na forma como o autor se despede de seus pequenos leitores em todos os seus livros: “Com amor, Todd”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>