O mês de março marcou o novo lançamento da Panda Books: Quero um abraço!, de Lisa Whitfield. O título retoma o formato livro presente, muito popular no início dos anos 2000. “Desde o início de 2020, estamos sem uma afetividade próxima, só podemos nos tocar com o punho ou com o cotovelo. Decidimos falar sobre a importância do abraço, que vai muito além da pandemia”, conta a diretora comercial da editora e autora Patth Pachas.
O responsável pelo sucesso do gênero na virada do século foi Bradley Trevor Greive, um autor repleto de experiências de vida. Nascido na Tasmânia, em 1970, ele foi morar com a família na Austrália aos 10 anos de idade, depois de terem passado por: Inglaterra, Escócia, Hong Kong e Cingapura. Bradley cresceu, venceu o medo de altura e se tornou paraquedista do exército australiano. Ele deixou as Forças Armadas depois de uma séria infecção no pulmão contraída durante um treinamento.
Foi no ano 2000 que o autor lançou Um dia “daqueles” (The Blue Day Book). O livro utilizava fotos de animais e textos curtos para falar sobre um dia exaustivo. No mesmo ano ele chegou ao Brasil pela Editora Sextante. Por aqui, o título vendeu 1,2 milhão de exemplares. Também foi publicado em outros 114 países e ultrapassou a marca de 25 milhões de livros vendidos. Bradley foi condecorado com o prêmio Ordem da Austrália pelo serviço prestado à literatura e à vida selvagem.
O primeiro livro-presente da Panda Books foi Viva feliz, que chegou às livrarias em 2002. Seguindo a fórmula do gênero, apresentava fotos de crianças e frases motivadoras. A Panda lançou outros 10 livros-presente e continua com sete em catálogo: Amo você!; Falando com Deus; Mamãe eu super te amo!; Obrigado, doutor!; Pai, você é o maior!; Querida vovó; Sonhar e realizar é só começar. Eles venderam um total de 320 mil exemplares. Jornalista de formação e autora de Sonhar e realizar é só começar, Patth sempre se dedicou mais ao empreendedorismo do que aos textos e gostou da experiência: “Acho que fiz bem e foi gostoso escrever. Entrar nessa área lúdica foi uma experiência muito rica”.
O lançamento Quero um abraço! retoma o estilo com imagens emocionantes e textos simples. Ele mescla crianças e bichos para falar sobre os diferentes tipos de abraços e pessoas com quem podem ser divididos. O formato permite que o livro seja um presente, independentemente do tipo de relação que se tenha com quem recebê-lo. A ideia central é celebrar o amor, o carinho e a gratidão expressos nesse gesto que é simples e poderoso ao mesmo tempo.