Um convite para adentrar na obra de artistas contemporâneos e explorar novas possibilidades de ocupação da casa em que moramos
“Como nascem as casas? Dos sonhos, do desejo e da necessidade de ter um lugar para morar, das mãos dos trabalhadores, dos traços dos arquitetos, dos mutirões e das ideias dos artistas.”
O que difere a casa em que vivemos das casas criadas pelos artistas? Quantos tipos de casas podem existir? As arte-educadoras Diana Tubenchlak e Renata Sant’Anna apresentam no livro Entre: a arte é sua, da Panda Books, um olhar investigativo e poético para este espaço que passamos a ocupar em tempo integral. Obras de diversos artistas contemporâneos preenchem as páginas do livro, revelando as mais diferentes propostas. Cozinha com banheiro? Uma casa toda vermelha? Sofá na parede?
Nesse passeio pelo livro-casa estão obras de Regina Silveira, Mônica Nador, Romulllo Conceição, German Lorca, Alfredo Volpi, entre outros artistas, que permitem não só mostrar uma nova perspectiva sobre o objeto casa, mas que possibilitaram a transformação dos espaços. Conheça a shabono, casa dos índios yanomami que é incendiada para eliminar insetos, fotografada por Claudia Andujar; a casa-carro dos artistas colombianos Ninibe Forero e Leonardo Ruge que se refugiaram no Rio de Janeiro; e a casa toda vermelha de Cildo Meireles. Ao final do livro, na seção informativa, as autoras apresentam propostas de experiências artísticas para serem vivenciadas pelos pequenos leitores em suas casas, transformando-as em uma casa-ateliê.
TRECHOS