[…]o educador é esse ser que se coloca em escuta, que tem o diálogo como compromisso, e esse movimento de acolher o outro exige o movimento de acolher a si mesmo. Exige o movimento de pensar quem sou eu no encontro com o outro. Exige o movimento de reconhecer as marcas culturais e sociais que o compõe para reconhecer as marcas culturais e sociais que compõem cada um dos estudantes presentes para o diálogo. (Do prefácio de Luiza Helena Christov)
Escutar o que outra pessoa tem a dizer ou a contar sobre si pode parecer um exercício simples. Contudo, se aprofundado, torna-se um processo poderoso. É com base na escuta das origens de cada sujeito que a antropóloga, educadora, pedagoga e pesquisadora Adriana Friedmann aborda o caminho para a formação do educador na obra Jornadas autobiográficas – Narrativas e memórias para a formação do educador, do selo Panda Educação.
A autora explora como o processo de escuta leva o educador à compreensão da diversidade de comportamentos. Ela tece reflexões sobre teorias e práticas que estimulam o compartilhamento de experiência, memórias e raízes culturais, como forma de conhecer não apenas a criança, mas também a nossa própria história, individual e coletiva. Tais reflexões são temperadas por estudos de caso, que vão ilustrando a potência desses encontros e o poder da escuta interessada e disposta a reconhecer no outro aquilo que existe em nós mesmos.
Por meio dessa jornada de autoconhecimento, Adriana dialoga com pensadores e teóricos das áreas de antropologia, educação, sociologia, filosofia e psicologia, abrindo caminho para a formação de professores e educadores que estejam atentos e dispostos a conhecer o protagonista de seu trabalho: a criança.
ADRIANA FRIEDMANN tem pós-doutorado em artes pela IA-UNESP, é doutora em antropologia pela PUC-SP, mestre em educação pela Unicamp e pedagoga pela USP. É criadora e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento (Nepsid) e cofundadora da Aliança pela Infância e o Coletivo A Vez e A Voz das Crianças. Atua ainda como pesquisadora, consultora e formadora na área da educação infantil. É autora do livro A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias, publicado pelo Panda Educação.