Os biólogos Rachel Azzari e Guilherme Domenichelli levam uma vida quase comum. Ela trabalha na Coordenadoria de Educação Ambiental do Estado de São Paulo, ele presta consultoria ambiental para empresas, é palestrante e youtuber. São pais de Gabriela, de 6 anos, e Isadora, de 2. O “quase comum” fica por conta do número de animais de estimação que a família tem em casa: uma tartaruga, uma rã, dois jabutis, uma jiboia, várias baratas de Madagascar (uma das maiores do mundo), um teiú e até uma lagartixa, Frida, da espécie lagartixa-leopardo, originária do Oriente Médio e da Índia.
Rachel conta que eles também “recebem” animais em casa, como lagartixas comuns que sempre são bem-vindas e têm seu espaço respeitado. Durante a entrevista por vídeo chamada, Guilherme apontou para o quintal da casa e disse: “Aqui perto tem uma aranha bem grandona na teia, a gente respeita também”. Para manter segura a convivência dos bichos exóticos com as filhas, o casal procura sempre conscientizá-las do cuidado que precisam ter. “São animais que podem estranhar e machucar”, explica Rachel. “Mesmo que não seja uma questão de agressividade, eles têm um instinto de se defender”.
O “Casal Animal” se conheceu há 10 anos em um trabalho realizado no Zoológico de São Paulo. Até o primeiro beijo deles aconteceu ao lado do zoo, no Jardim Botânico da cidade. Guilherme já tinha publicado o almanaque Girafa tem torcicolo?. Desse namoro nasceram outros quatro livros, todos pela Panda (nada é por acaso, né?) Books. Rachel lançou o Almanaque do Fundo do Mar em 2013 e Guilherme escreveu Criaturas noturnas, O resgate da tartaruga e Mistério na Floresta Amazônica. “A gente se completa muito nos livros”, diz Rachel. “A Rachel consegue lapidar minhas ideias com melhores informações”, elogia Guilherme.
Os livros permitiram que Guilherme desenvolvesse outra paixão: as conversas com os alunos das escolas que adotam suas obras. E são muitas! Para essa atividade, o autor sempre vai acompanhado por alguns dos pets. “Vira uma aula interativa, com um visual bem bacana”, entusiasma-se. Dessas atividades com as crianças nascem muitas ideias para os vídeos que ele publica no Canal Animal TV, atualmente com 500 mil inscritos.
Sobre o Dia dos Namorados, Rachel e Guilherme contam que, de todos os animais de estimação da família, há apenas um casal: os jabutis Hellboy e Catarina. Para quem acha que o namoro dessa espécie é devagar, quase parando, uma surpresa: os jabutis estão entre os bichos mais namoradores da natureza. “Eles são lentos só para andar!”, diverte-se Guilherme.
No Dia dos Namorados, das 17h às 18h, Rachel e Guilherme irão apresentar uma live no Canal Animal TV com curiosidades do amor no reino animal. Não perca! Haverá também uma super promoção com os livros dos dois biólogos.