Os nerds herdarão a Terra… ontem, hoje e sempre

Por Rosana Rios

 

Quando, há dez anos, eu e o Luís Flávio Fernandes lançamos o livro “Enciclonérdia”, essa frase estava no âmago de nossas pesquisas. Como dissemos na introdução a esse almanaque de cultura nerd, o mundo se nerdifica a cada segundo que passa… Pois nerdice é curiosidade, é busca de conhecimento; e conhecimento é não apenas poder, como diversão – e mais gente com a marca da curiosidade e da nerdice continua nascendo e crescendo por aí.

Dez anos depois do lançamento, depois de milhares de exemplares vendidos e um spin-off, o jogo de cards “Nerd Quiz”, esses conceitos não desapareceram, mas prosperaram (afinal teremos Vida Longa e Próspera, como profetizou um vulcano). Muita coisa mudou, naturalmente; novos seriados, games e tecnologias nerds surgiram, pois esse é o curso natural das coisas. O mundo se tornou mais paranoico, com a chegada da pandemia de 2020 e a saída do armário (ou das profundezas em que se ocultavam) de criaturas que não gostam de ciência, não têm curiosidade e não buscam o  conhecimento; sabemos que sempre existiram anti-nerds, e sempre existirão, claro.

Porém, a nerdificação da humanidade é um processo irreversível; e os que se isolaram em busca de segurança contra o vírus atual (e os que virão) encontraram e encontram apoio nos livros, nos quadrinhos, nos jogos, nos seriados, na pesquisa, na música, na arte, na tecnologia e na cultura. Se sobrevivemos em isolamento foi graças a nerds que, um dia, sonharam conceitos revolucionários como plataformas de comunicação remota, celulares inteligentes, algoritmos, streaming, bluetooth e outras nerdices… Ainda nos falta o teletransporte – mas, do jeito que a coisa vai, não duvido de que logo estejamos dizendo “Beam me up, Scotty” em um comunicador subcutâneo.

Comemoremos, pois, estes dez anos de nossa “Enciclonérdia” lembrando que, sim, por mais que os antinerds, anticuriosos e anticiência ainda existam, somos nós, nerds e geeks, que herdaremos a Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>