Educação especial: como tornar uma escola inclusiva narra a experiência de Renata Pereira Batista como gestora do Colégio Educar Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. A escola nasceu em 2007 e, desde sua fundação, tem o compromisso de acolher os alunos, respeitando suas singularidades.
No livro, Renata aborda todo o processo de construção dessa filosofia de ensino, a começar pela formação da equipe de professores, orientadores e coordenadores. Fundamental também é a parceria com as famílias e com a equipe multidisciplinar, que atende as crianças, como médicos, psicólogos e terapeutas.
O convite, porém, é para pensar a educação inclusiva de maneira permanente e com isso estabelecer um pacto em busca do “melhor possível” que se possa alcançar.
RENATA PEREIRA BATISTA é graduada em magistério e pedagogia, com especialização em direção de escolas e educação inclusiva pela PUC-SP. Em 2007 ela fundou o Colégio Educar Guarulhos, inaugurado sobre as bases da educação inclusiva. O interesse pelo tema, além de ser coerente com a função de educadora, também tem um fundamento familiar: Renata tem uma irmã, Roberta, que demanda muitos cuidados específicos em função de uma hidrocefalia. Mesmo com tanta bagagem teórica e prática e com um projeto já consolidado em Guarulhos, Renata continua apostando na formação continuada como ferramenta para a gestão escolar.